Ações educativas para promover o agir comunicativo na interface matemática e trânsito: pesquisa sobre a própria prática
2013; Linguagem: Português
ISSN
2639-6459
AutoresEliana Toledo Sirimarco Franco,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste relatorio de pesquisa, problematizamos o campo investigativo e incidimos na questao “O que ocorre quando, numa sala de aula, trabalhando o tema Matematica e Trânsito, alunos e professora estao envolvidos em acoes educativas pautadas na Teoria do Agir Comunicativo?”, propulsora de todo o trabalho realizado. Optamos pelo genero “Pesquisa sobre a propria pratica”, pois, como o proprio nome diz, corresponde ao nosso proposito de pesquisar nossa pratica docente. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, nas distintas modalidades descritivas e etnometodologicas, que, nesta proposta especifica, se tornaram complementares. Desempenhamos as atribuicoes singulares de pesquisadora e de professora. Para o desempenho das funcoes pedagogicas, estudamos a Teoria do Agir Comunicativo de Jungen Habermas e dela extraimos os conceitos agir comunicativo, discurso, entendimento, agir estrategico, linguagem, atos de fala, pretensoes de validade, mundo objetivo, mundo social, mundo subjetivo, mundo da vida e mundo sistemico, como base para o desenvolvimento da unidade didatica Matematica e Trânsito. Planejamos aulas tematizadas nesta interface, prevendo acoes educativas, com a intencao de suscitar nos alunos o agir comunicativo no contexto social da sala de aula de uma escola publica, pertencente a uma universidade federal. As atividades foram aplicadas em aulas para 28 alunos do 4o ano do Ensino Fundamental, na faixa etaria de 9 a 11 anos, pela propria professora. Para o desempenho das funcoes de pesquisa, o trabalho investigativo constituiu em analisar esta intervencao para perceber algumas configuracoes possiveis, aspectos do que pode ocorrer em uma sala de aula de Matematica, discutindo o Trânsito, como um tema especifico, a partir de atividades elaboradas segundo a Teoria especifica do Agir Comunicativo. Os dados foram coletados nas gravacoes das aulas em audio e video, na observacao participante, nas anotacoes em bloco de notas, nas atividades nao diretivas que guardam certa semelhanca com as entrevistas nao estruturadas, nas producoes escritas e nas manifestacoes orais dos alunos. As transcricoes dos 13 encontros, cada um formando uma unidade completa da aula, da introducao a avaliacao de cada uma, que perfizeram 35 tempos de 45 min da grade horaria escolar, foram analisadas, investigando o que emergia dos dados e nos fomos atribuindo-lhes significado, o que tambem foi feito com as descricoes da primeira, segunda, terceira e decima segunda aulas. As interpretacoes foram feitas a partir da analise dos dados, que mostraram uma disposicao dos alunos para participar das atividades e uma gradual evolucao no agir comunicativo durante as aulas da unidade didatica. Esta evolucao foi percebida na interacao entre os alunos e na existencia da conexao entre os seus atos de fala, os quais mostravam uma complementaridade de seus raciocinios na concordância ou refutacao dos argumentos apresentados. As acoes educativas, operadas nas aulas da unidade didatica Matematica e Trânsito, foram o motor de propulsao para o agir comunicativo, sendo o trabalho na interface Matematica e Trânsito a possibilidade do despertar da consciencia etica e social dos alunos.
Referência(s)