Cultura do povo e educação popular
1979; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 5; Linguagem: Português
10.1590/s0102-25551979000100004
ISSN1806-9274
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoA proposta do autor e demonstrar que as transformacoes ocorridas nos movimentos educativos se devem muito mais aos interesses das classes dominantes, desejosas de imprimir um ritmo desenvolvimentista a sociedade brasileira, do que ao proposito de atender as necessidades da grande massa da populacao. Analisa a modificacao ocorrida na rede escolar secundaria no Estado de Sao Paulo em 1945, com a queda do Estado Novo, ate o final da decada de 60, periodo marcado por profundas mudancas socio-economicas e politicas, que determinaram alteracoes no sistema de ensino paulista. Faz um retrospecto do movimento liberal no pais, desde suas origens, mostrando de que modo o liberalismo influenciou a concepcao de uma educacao popular, e as transformacoes dos processos educativos. Traca dois paralelos entre dois movimentos aparentemente semelhantes: a Campanha Nacional de Educacao de Adultos, promovida pelo Ministerio de Educacao e Saude em, 1947, e o Programa Nacional de Alfabetizacao, que utilizava o metodo Paulo Freire de Alfabetizacao de Adultos, deixando bem clara a diferenca entre um programa que tinha em vista os intedia a conscientizar os individuos de sua situacao de classe. Considera o aspecto politico como fator decisivo ao entendimento das transformacoes ocorridas, ja que estas exprimem a orientacao dos grupos no poder: enfatiza que somente no âmbito dos interesses politicos o termo educacao popular adquire um significado mais preciso.
Referência(s)