
A educação como dispositivo de proteção às crianças e adolescentes segundo práticas do UNICEF: problematizações foucaultianas
2008; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1808-4281
AutoresFlávia Cristina Silveira Lemos,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoEste artigo e parte das analises problematizadoras que realizamos no doutorado em Historia e Sociedade sobre as politicas dirigidas as criancas e adolescentes, no Brasil, durante a redemocratizacao, utilizando o metodo genealogico de Michel Foucault. Levantamos varias categorias de analise, porem, apresentaremos neste texto apenas as que sao referentes ao dispositivo educacao, de acordo com as praticas do Fundo das Nacoes Unidas para a Infância (UNICEF) dirigidas as politicas de protecao as criancas e adolescentes, no Brasil. O UNIEF e uma agencia de cooperacao internacional ligada a Organizacao das Nacoes Unidas (ONU), atuando em parceria com outras agencias da ONU, como a Organizacao das Nacoes Unidas para a Educacao, Ciencia e Cultura (UNESCO). Estas agencias tem ampla acao nos paises considerados em desenvolvimento. Os discursos-acontecimentos do Unicef disparam praticas de normalizacao, de disciplina e controle, paralelos as estrategias de protecao de criancas e adolescentes no Brasil.
Referência(s)