
Currículo para o desafio à xenofobia: algumas reflexões multiculturais na educação
2014; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Inglês
10.18316/1742
ISSN2237-8049
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoO presente artigo pretende contribuir sobre reflexoes a respeito do curriculo para o desafio a xenofobia, focalizando particularmente a dimensao anti-racista a imbui-lo. O argumento que apresento e que o curriculo desafiador da xenofobia poderia se beneficiar de uma perspectiva multicultural pos-colonial e de estudos sobre a “branquidade” que vao alem do reconhecimento da diversidade cultural, incorporando discursos que desafiam narrativas excludentes. Desta forma, inicialmente discuto implicacoes da abordagem multicultural para um curriculo desafiador da xenofobia. Em seguida, procuro refletir sobre alguns impactos sobre professores e escolas discutindo consequencias e possiveis caminhos futuros para perspectivas anti-racistas e anti-xenofobicas no curriculo. Curriculum and the Challenge of Xenophobia: some multicultural reflections in education Abstract The present paper intends to contribuite towards reflections on the curriculum so as to challenge xenophobia, particulary focusing on an anti-racist perspective to imbue it. The argument presented is that curriculum that challenges xenofobia could benefit from a post-colonial and multicultural perspective, as well as from withness studies that go beyond the recognition of cultural diversity and incorporate discousers that challenge exlusionary narratives. In this way, i initaly discuss implications of a multicultural perspective in order to build curriculum that challenges xenofobia.Then, i try to reflect on some of the impacts of such a perspective on teachers and schools , discussing consequences and possible future ways for perspectives of anti-racist and anti-xenofobic in the curriculum. Keywords: Curriculum. Racism. Xenophobia. Multiculturalism.
Referência(s)