O retorno do investimento em mestrado e doutorado para professores universitários: uma avaliação econômica da educação pós-graduada
2001; Fundação Carlos Chagas; Issue: 24 Linguagem: Português
10.18222/eae02420012205
ISSN1984-932X
AutoresJosé Albertino Carvalho Lordêlo, Robert E. Verhine,
Tópico(s)Education and Public Policy
Resumo<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Este artigo aborda os benefícios econômicos de investimentos individuais e sociais em cursos de mestrado e doutorado para professores do ensino universitário. Ele representa mais uma contribuição aos processos avaliativos da pós-graduação; incorporando uma nova dimensão; até então inexplorada pelos programas institucionais de avaliação. Foram analisados vários casos de mestrandos e doutorandos; com e sem bolsas de estudos e hipotetizado o reembolso dos custos sociais ao Estado. Os resultados demonstram que os cursos são ótimas opções de investimento para o mercado de ensino superior; exceção para profissionais que têm dedicação parcial às instituições e múltiplos vínculos empregatícios que implicam em alta renda sacrificada. </span>
Referência(s)