Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A escola como espaço da educação para a cidadania

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24115/s2446-622020151110p.98-114

ISSN

2446-6220

Autores

Telma Elizabete de Moraes, Sílvio César Moral Marques,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

Norberto Bobbio vê no estado democrático o único meio capaz de colocar as pessoas em igualdade de condições e de garantir a existência e continuidade das liberdades fundamentais, refletindo sobre o contraste que existe entre os ideais democráticos e a “democracia real”. Daí a necessidade de concentrar a discussão entre o que foi prometido e o efetivamente praticado, ou seja, tentar um prognóstico sobre as “promessas” não cumpridas. Para o autor, o termo democracia apresentar-se-ia sob dois aspectos: primeiro como “um conjunto de instituições ou técnicas de governo”, sendo essas o “sufrágio universal, regime parlamentar, reconhecimento dos direitos civis, princípios da maioria”; em segundo lugar, como “um certo ideal a ser perseguido”. Assim, a democracia define-se como técnica de governo e meio empregado para organizar a sociedade e, como ideal, propõe a busca por um fim desejado, i.e., a igualdade entre os homens, somente alcançada pela educação.

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