Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional
2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 27 Linguagem: Português
10.22456/1983-201x.6745
ISSN1983-201X
AutoresAntônio Gilberto Ramos Nogueira,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoConsiderando que o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural pressupõem uma reeducação das relações étnico-raciais para além dos muros escolares, o texto busca articular as diretrizes que norteiam o processo de reelaboração da nova perspectiva de ensino para se pensar a questão da brasilidade à ressemantização do conceito de patrimônio cultural. Tomando como base os decretos e leis da política oficial de preservação do patrimônio cultural no Brasil do final do século XX, o texto reflete a trajetória de construção do patrimônio como um longo processo de luta para a valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira.
Referência(s)