5. Almanaque do Bom Homem Ricardo: práticas educacionais norte-americanas e sua circulação no Brasil Oitocentista

2014; Issue: 15 Linguagem: Português

10.33662/ctp.v0i15.2812

ISSN

2179-2143

Autores

Ester Fraga Vilas–Bôas Carvalho do Nascimento, Tâmara Regina Reis Sales,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Recebido: 20/02/2014 Aprovado: 01/03/2014 Publicado: 10/03/2014 Na perspectiva da Historia Cultural, este texto insere-se na Historia da Educacao, objetivandoanalisar representacoes da cultura norte-americana a partir do Almanaque do Bom HomemRicardo e averiguar as praticas educacionais presentes na obra. O sucesso de BenjaminFranklin como editor foi o Almanaque do Bom Homem Ricardo, publicado a partir de 1732ate o ano de 1757. O exemplar analisado refere-se a ultima publicacao. O referencial teoricopauta-se no conceito de cultura (Elias, 1994) e, na nocao de representacao (Chartier, 1990).Um dos procedimentos utilizados foi o metodo indiciario (Ginzburg, 1989). Com aidentificacao de mais de 20 anos de circulacao do Almanaque no Brasil oitocentista, pode-seperceber o quanto essa forma de literatura se propagou. Alem disso, a grande tiragem deexemplares impressos e circulados nos revela o quanto essa obra foi difundida, deixando umlegado da sua importância para a sociedade brasileira. Palavras-chave : Educacao; Impressos; Almanaque do Bom Homem Ricardo.

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