Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural

2009; Fundação Carlos Chagas; Volume: 20; Issue: 42 Linguagem: Português

10.18222/eae204220092062

ISSN

1984-932X

Autores

María Terezinha Bellanda Galuch, Marta Sueli de Faria Sforni,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Este artigo tem como objetivo discutir a apropriação da linguagem escrita, especificamente no que se refere à ortografia, como uma aprendizagem conceitual. O trabalho se orienta pelo referencial de autores da Teoria Histórico-Cultural, sobretudo os estudos sistematizados por Leontiev (1983) no texto "Questões psicológicas da teoria da consciência", no qual analisa processos psíquicos, como atenção e percepção, necessários à apropriação de conceitos em atividades de ensino. Com a realização da pesquisa, foi possível explicitar a conscientização dos conceitos pelos estudantes como um dos aspectos que podem contribuir para a compreensão e o encaminhamento didático-metodológicos do ensino do conteúdo da linguagem escrita, nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.</span>

Referência(s)