Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identidade profissional na formação docente em contextos virtuais

1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 20; Issue: 42 Linguagem: Português

10.26512/lc.v20i42.4316

ISSN

1981-0431

Autores

María Fernanda Noboa González, Jorge Castro Tejerina, A. Carlucci,

Tópico(s)

Education and Work Dynamics

Resumo

O artigo analisa os significados mediadores da construção da identidade profissional docente em um fórum de discussão virtual. Partimos dos enfoques sociocultural e da teoria da atividade, realizamos um estudo empírico dos discursos produzidos por 32 estudantes e um tutor. Para tanto, realizamos três tipos de análises para estudar os conteúdos temáticos e as dinâmicas dos intercâmbios no fórum. Os resultados sugerem que os significados mediadores de ser professor se constituíram dialogicamente nas práticas de intercâmbios discursivas e se centraram no professor como agente e como mediador na transmissão do conhecimento e como bom e mau professor.

Referência(s)