Artigo Produção Nacional

A guerra de posição nos conselhos: um estudo de caso no grupo interdisciplinar de educação ambiental (GIEA/RJ)

2012; Volume: 29; Linguagem: Português

10.14295/remea.v29i0.2979

ISSN

2318-4884

Autores

Eduardo da Costa Pinto d’Avila, Carlos Frederico Bernardo Loureiro,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O Grupo Interdisciplinar de Educacao Ambiental (GIEA/RJ) foi criado pela lei estadual no 3325/99, pelo entao governador Anthony Garotinho, no dia 17 de dezembro. O GIEA e formado por representantes dos orgaos estatais de Meio Ambiente, Educacao, Cultura, Ciencia e Tecnologia, Saude, Trabalho, Universidades, da Assembleia Legislativa e de representantes do Sindicato dos Profissionais da Educacao (SEPE/RJ). A principal responsabilidade deste conselho e a definicao e o acompanhamento da Politica Estadual de Educacao Ambiental, sobretudo a partir da avaliacao dos projetos de Educacao Ambiental (EA) no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa teve como objetivo verificar em que medida o GIEA/RJ constitui para os profissionais da educacao um espaco possivel de conquista e avancos. A metodologia utilizada foi analise documental e pesquisa bibliografica. A pesquisa teve como principal referencia teorica os conceitos formulados por Antonio Gramsci, principalmente os de Estado integral e sociedade civil. Concluiu-se que, apos ter sido realizado analise as politicas de criacao das CIEA no Brasil e em particular da dinâmica de constituicao do GIEA/RJ, a concepcao de democracia “participativa” foi apreendido como um produto socio-historico limitado a interesses politicos identificados com a estrategia de difusao pelo Estado de valores que visam reorganizar a sociabilidade do capital no Brasil.

Referência(s)