Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇAO EM PREVENÇÃO, O ‘X’ DA QUESTÃO: REFLEXÕES SOBRE A CARTILHA “XlS-CASlNHO”

1996; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 1-2 Linguagem: Português

10.7322/jhgd.38368

ISSN

2175-3598

Autores

Ideraldo Luiz Beltrame, Alberto Olavo Advíncula Reis,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A cartilha apresentada pelo Ministério da Saúde para educação em prevenção das Doenças Sexualmente Transmissiveis e AIDS tem o mérito de ser um instrumento pedagógico devalor, uma vez que coloca a criança em contato com uma série de informações sobre a vida no planeta Terra de uma maneira geral e com os outros homens de forma mais especifica. Porém as considerações que tecemos neste artigo apontam para alguns aspectos da temática desenvolvida na cartilha, que podem acabar traindo o objetivo original do processo ensino-aprendizagem: a educação para a prevenção. Partimos do pressuposto de que a educação é um processo complexoe dinâmico, capaz de incorporar uma reflexão sobre o devir humano: não é exclusivamente informação e acúmulo de conhecimento,-mas implica numa reflexão sobre a forma como se dá a produção de sentido das coisas e os significados a elas atribuidos. Assim, discutimos os principais eixos da cartilha, observando a necessidade de que esta se desfaça das armadilhas da moral judaico-cristã que a permeio, dos dogmas sobre a relação de amor e sobre a sexualidade humana.Para educar é preciso se desencobrir da condição de mestre que tudo sabe e fazer um esforço no sentido de que aquilo que é apresentado como novo, seja desencoberto, numa relação dialógica pelos sujeitos envolvidos.

Referência(s)