Dissertação

Nos que aqui estamos pos vos esperamos : discurso, rememoração e esquecimento

2008; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Janaina da Costa Sabino,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Materialidade especifica de interpretacao de significados, um documentario se mostra ao analista como observatorio do discurso - um lugar simbolico de atravessamentos do sujeito e do sentido; textualizacao e reverberacoes da historia e da memoria. E onde nos (con)centramos, especificamente em Nos que aqui estamos por vos esperamos(1999), filme-memoria do breve seculo XX, de Marcelo Masagao, compreendendo sua materialidade enquanto tecido intertextual e interdiscursivo. Nesse tecido filmico e onde - em meio ao pulsar de uma modernidade no seculo XX - um falar sem palavras, cenas, letra, cor(po), gestos, a musicalidade de Win Mertens produzem trancados de memorias que dao visibilidade, ao mesmo tempo, a acontecimentos / individuos celebres e desconhecidos. Tomando a perspectiva teorica da Analise de Discurso materialista, procuramos compreender, nessa tessitura filmica, atraves de uma reflexao que toma a linguagem como ponto determinante, o mo(vi)mento dos sentidos, do sujeito, recortando como significante a memoria em confluencia com o quotidiano no seculo XX. Essa confluencia (da memoria com o quotidiano) e observada enquanto janela discursiva, da qual sentidos transbordam: muitos expostos, muitos silenciados. E uma relacao tensa e exposta pela forca da re-memoracao e do esquecimento e que, na tessitura do documentario Nos que aqui estamos por vos esperamos, se textualiza no desEncontro entre acontecimentos/ individuos re-conhecidos (celebres/memoraveis/extraordinarios) e desconhecidos (comuns/ anonimos/ordinarios); pequenas historias de grandes personagens, grandes historias de pequenos personagens... falas (des)organizadas que corporificam o que chamamos de narratividade do quotidiano no filme. Perguntamos pela significacao dessas falas (des?)organizadas no quotidiano numa relacao com a memoria discursiva. Interessa-nos o umuitos sentido(s) que ha nestas falas que se descosturam no quotidiano, sabendo que, no âmbito dos sentidos formulados, no intradiscurso, os sentidos estao num continuum dialogo intertextual e interdiscursivo com outros sentidos. No trânsito que se faz do olhar teorico-analitico no material discursivo - silenciamentos, apagamentos, transparencia e opacidade na historia, na memoria, no quotidiano do seculo XX tornam-se visiveis, desestabilizando o gesto interpretativo, o que possibilita significar diferentes gestos de olhar na tessitura filmica de Nos que aqui estamos por vos esperamos Abstract

Referência(s)