Artigo Revisado por pares

Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2526-8910

Autores

Gabriela Caseiro, Flávia Manho, Daniela Baleroni Rodrigues Silva, Luzia Iara Pfeifer,

Tópico(s)

Genetics and Neurodevelopmental Disorders

Resumo

A Sindrome de Cri-du-Chat e uma anomalia cromossomica que pode resultar em diversos acometimentos, incluindo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e deficiencia intelectual. Este estudo de caso descreve a intervencao terapeutica-ocupacional com uma crianca com Sindrome de Cri-du-Chat que foi acompanhada em atendimentos semanais, em um hospital escola do interior paulista entre 2 e 4 anos de idade. Para descricao do caso foram utilizados os registros no prontuario, relatos de familiares, bem como os dados dos atendimentos de Terapia Ocupacional. Na avaliacao inicial identificou-se que a crianca era hipotonica, ficava em pe com apoio e explorava objetos levando-os a boca. Os objetivos terapeutico-ocupacionais pautaram-se na estimulacao das habilidades de desempenho sensorio-motoras (processamento perceptual, neuro-musculo-esqueletico e motor) e de integracao cognitiva e componentes cognitivos (espectro de atencao, sequenciamento, aprendizado), por meio da estimulacao do faz de conta e participacao nas atividades de vida diaria. Alem de tais aspectos, foi necessario intervir diretamente no contexto escolar e familiar da crianca, orientando os pais a evitar a superprotecao. Por meio do trabalho conjunto entre equipe multiprofissional e familiares foi possivel contribuir para a melhora das funcoes do corpo, possibilitando ampliacao das atividades e participacao, considerando os fatores pessoais e ambientais da crianca, com consequente alta dos atendimentos ambulatoriais de Terapia Ocupacional. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.018

Referência(s)