O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
2013; Institutos Superiores de Ensino do CENSA; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português
10.25242/8868382013142
ISSN2236-8868
AutoresJanina Deia Chagas da Conceição dos Santos, João Paulo Pimentel Alvarenga, César Elias Souza Licurgo, Emerson da Mota Saint Clair,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste presente artigo tem como intuito refletir sobre a participacao do professor de Educacao Fisica na construcao do projeto politico pedagogico, na perspectiva de que o planejamento participativo das politicas publicas de educacao, dos projetos politico pedagogicos, constituiu-se em uma estrategia significativa para desenvolver e potencializar o processo educativo do cidadao. Durante o processo de pesquisa foi realizado o levantamento dos dados bibliograficos atraves de artigos cientificos tendo como finalidade conhecer as diferentes formas de contribuicao cientifica que se realizaram sobre o tema. Um dos resultados encontrados foram que apesar do interesse do professor de Educacao Fisica em se inserir no desenvolvimento de varios segmentos das escolas, em alguns aspectos, a realidade escolar nao contribui para uma efetiva participacao do mesmo na construcao do projeto politico pedagogico. Portanto, pode-se observar que alguns professores sao convidados, mas nao tem voz, participam, mas nao tem o poder de opinar e discutir, falam, mas ainda nao tem voz de decisao.
Referência(s)