Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A lista de constatações como instrumento de regulação da aprendizagem em aulas de produção textual

2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22297/dl.v1i1.221

ISSN

2316-1795

Autores

Paulo da Silva Lima,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste trabalho apresentamos algumas consideracoes sobre o uso da lista de constatacoes como instrumento regulador da aprendizagem em aulas de producao textual no ensino medio. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicamos uma sequencia didatica em que o produto final era a producao do genero artigo de opiniao para veiculacao em periodico da escola ou local. Nosso embasamento teorico e pautado nos postulados do Grupo de Didatica das Linguas da Universidade de Genebra. Assim, tomamos como fundamental o papel da intervencao docente no processo de escrita/reescrita de textos, tendo o modelo e as sequencias didaticas, aliados a lista de constatacoes, como ferramentas didatico-metodologicas capazes de nortear as acoes docentes e discentes na complexa atividade de produzir textos na escola. Alguns resultados demonstraram que essas ferramentas didaticas podem levar os alunos a produzirem textos de forma mais adequada com o genero proposto.

Referência(s)
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