Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre o conceito de dislexia e seus efeitos no discurso social

2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 24 Linguagem: Português

10.11606/issn.1981-1624.v13i24p84-97

ISSN

1981-1624

Autores

Rejane Rubino,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a divulgação maciça que o conceito de dislexia vem recebendo na mídia nos últimos anos. Tomando como ponto nevrálgico o pressuposto da especificidade implicado no conceito de dislexia, este trabalho discute as posições veiculadas por esse discurso no que diz respeito à problemática mais abrangente das dificuldades na aquisição da leitura e da escrita pela criança. O trabalho discute ainda a premissa de que a presença de uma discrepância entre a inteligência e o desempenho na leitura indica uma dislexia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX