Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Mediação pedagógica em fóruns de discussão no contexto da experiência do estágio de docência online

2015; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29276/redapeci.2015.15.13076.30-56

ISSN

2176-171X

Autores

Ivanderson Pereira da Silva, Rose Karla Cordeiro Lessa, Luís Paulo Leopoldo Mercado,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo: Este estudo investiga as contribuições das estratégias de mediação pedagógica adotadas pelos professores na docência em fóruns de discussão online no contexto do Estágio de Docência Online no curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância da UFAL. A investigação se deu por meio do mapeamento das interações online em fóruns de discussão com base na teoria das redes sociais na internet e a análise das conversas estabelecidas no interior desses fóruns. Os resultados da análise do mapeamento e conversas foram organizados em cinco categorias: material didático; consigna do fórum; ação docente; ação discente e tempo da atividade. A análise dessas categorias, sob o enfoque da docência, revelou contradições que foram legitimadas por ambos e que revelam o grau de dificuldade do rompimento dos paradigmas tradicionais em educação. Palavras chave: Docência online. Estágio supervisionado. Formação de professores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX