Construção de escala para mensuração de imagem corporativa: o caso de instituição privada de ensino superior
2013; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1414-0896
AutoresPaulo Roberto da Costa Vieira, Angelo Roberto Calderano de Angeli, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, Antônio Carlos Magalhães da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA imagem corporativa funciona como interface entre a realidade exterior e o individuo, permitindo-lhe abstrair e simplificar conteudos complexos sobre a organizacao, com a finalidade de permitir que a mente so pondere os significados julgados relevantes. E dentro de uma teia de significados intrinsecamente inter-relacionados que a firma devera atuar para fortalecer a sua imagem, pois nao tem a faculdade, no ambiente extremamente competitivo em que esta inserida, de ignora-la. Tendo em conta a relevância da imagem corporativa, e de fundamental importância que se saiba como mensura-la. O presente estudo tem como objetivo precipuo desenvolver escala para medicao de imagem corporativa de instituicao privada de ensino superior. Para tanto, realizou-se pesquisa de survey com amostra de conveniencia, a qual foi constituida por 230 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi o questionario estruturado e autoadministrado. Para tratamento dos dados, empregou-se a analise fatorial confirmatoria, com auxilio da modelagem de equacoes estruturais. Os resultados evidenciaram a solidez da escala proposta, acompanhados de inumeros insights sugestivos de acoes estrategicas. DOI: 10.5020/2318-0722.2013.v19n2p636
Referência(s)