Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A REORIENTAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: A PESQUISA-AÇÃO COMO CAMINHO

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.35851

ISSN

1982-8918

Autores

Gisele Cristina de Souza, Santiago Pich,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O artigo aborda a inclusão escolar na Educação Física, sob o referencial teórico do estigma da pessoa com deficiência. O objetivo foi orientar o processo de reconstrução das práticas pedagógicas do professor na implantação da Educação Física inclusiva. Adotamos a abordagem qualitativa com proposta de trabalho na pesquisa-ação, sendo que, a análise de conteúdo resultou em três categorias: o legado da formação inicial e continuada sobre a inclusão; o rendimento esportivo e o desenvolvimento motor “normal”, e, o sistema de avaliação do componente curricular Educação Física e as reorientações da prática pedagógica.

Referência(s)