O PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA: O CASO DO MUNICÍPIO DE AUGUSTO PESTANA-RS
2011; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18391/qualitas.v11i1.896
ISSN1677-4280
Autores Tópico(s)Agricultural Innovations and Practices
ResumoA agricultura tem um peso importante na constituicao do PIB – Produto Interno Bruto bem como na pauta de exportacoes brasileira. Altos indices de produtividade, condicoes climaticas favoraveis e uso de modernas tecnologias tornam o Brasil um expoente no setor. Assim, no presente trabalho, analisou-se o processo de comercializacao agricola e uso de informacoes para a decisao de venda, em um municipio gaucho que possui forte base agricola. O objetivo e analisar como se da o processo de comercializacao agricola e quais informacoes o agricultor usa para tomar essa decisao. Atraves de aplicacao de questionarios com perguntas fechadas, bem como observacao in loco em 32 propriedades rurais, chegou-se a conclusao de que ha um processo de envelhecimento da populacao pesquisada, baixa escolaridade e reduzido tamanho das propriedades. Quanto ao processo de comercializacao, conclui-se que a decisao de venda ocorre tempos depois da colheita, em parcelas, poucas vezes de forma unitaria. Poucos agricultores conhecem instrumentos governamentais para a comercializacao, e essa se da principalmente por meio de cooperativas e empresas privadas. Quanto a busca e analise das fontes de informacao, surpreendeu o percentual de certa forma elevado de agricultores que diz nao acompanhar (ou acompanhar pouco) informacoes sobre clima. Poucos tambem acompanham noticias sobre economia e politica, devido talvez a baixa escolaridade observada. As fontes de informacao sobre comercializacao mais usadas sao a cooperativas, os meios de comunicacao (radio, tv, jornal) e parentes e amigos. Chama atencao o numero reduzido de consultas a orgaos como EMATER, Sindicatos Rurais e Secretaria Municipal de Agricultura.
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