
Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
2011; Fundação Carlos Chagas; Volume: 41; Issue: 144 Linguagem: Português
10.1590/s0100-15742011000300007
ISSN1980-5314
AutoresRosemary Dore, Ana Zuleima Lüscher,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo apresenta algumas considerações sobre os múltiplos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar em Minas Gerais. A investigação propõe, entre seus principais objetivos, identificar fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Minas Gerais. Inicialmente, discutem-se algumas análises sobre as condições que favorecem a permanência ou evasão escolar. Em seguida, aborda-se o contexto da política educacional brasileira e a relação entre a educação básica e a educação técnica e profissional, destacando-se, também, a escassez de informações teóricas e empíricas sobre a questão. Para ilustrar o problema da evasão, mostram-se alguns dados empíricos relativos a um Programa de Educação Profissional em Minas Gerais, que são brevemente analisados. Finalmente, apresentam-se algumas conclusões preliminares.
Referência(s)