
Infância, mídias e educação: revisitando o conceito de socialização
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2175-795X
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO ser humano nao se torna espontaneamente um ser social com competencias sociais efetivas. E preciso que as novas geracoes, que asseguram a reproducao da sociedade, interiorizem as disposicoes que as humanizam, tornando-as individuos sociais. A socializacao e este processo que se desenrola durante toda a infância e adolescencia por meio das praticas e das experiencias vividas, nao se limitando de modo algum a um simples treinamento realizado pelas instituicoes especializadas. Nas sociedades contemporâneas, as experiencias vividas pela crianca tendem a se caracterizar, entre outros aspectos: pela confusao entre a vida privada e a vida publica; pela obnubilacao das fronteiras entre o mundo adulto e o mundo infantil; por uma maior reflexividade; e por um fosso tecnologico entre as geracoes que subverte a relacao tradicional entre o adulto que sabe e a crianca que nao sabe. Este artigo representa uma tentativa de sintese dos diferentes conceitos relativos a socializacao em algumas das principais correntes da Sociologia. Trata-se de uma reflexao nao exaustiva que pretende trazer uma modesta contribuicao para compreender os ultimos avancos da Sociologia da Infância, realizados com base na critica ao conceito de socializacao. Tal reflexao se inscreve num trabalho mais amplo que tem como eixo teorico o papel desempenhado pelas diferentes midias no processo de socializacao.
Referência(s)