Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos

2015; Instituto Superior Miguel Torga; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7342/ismt.rpics.2015.1.1.14

ISSN

2183-4938

Autores

Helena Espírito‐Santo, Fernanda Daniel,

Tópico(s)

Cognitive and psychological constructs research

Resumo

A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social exige que os autores sigam as recomendações do Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010) na apresentação da informação estatística. Uma das recomendações da APA é de que os tamanhos do efeito sejam apresentados associados aos níveis de significância estatística.Uma vez que os valores de p decorrentes dos resultados dos testes estatísticos não informam sobre a magnitude ou importância de uma diferença, devem então reportar-se os tamanhos do efeito (TDE). De facto, os TDE dão significado aos testes estatísticos, enfatizam o poder dos testes estatísticos, reduzem o risco de a mera variação amostral ser interpretada como relação real, podem aumentar o relato de resultados “não-significativos” e permitem acumular conhecimento de vários estudos usando a meta-análise.Assim, os objetivos deste artigo são os de apresentar os limites do nível de significância; descrever os fundamentos da apresentação dos TDE dos testes estatísticos para análise de diferenças entre dois grupos; apresentar as fórmulas para calcular os TDE, fornecendo exemplos de estudos nossos; apresentar procedimentos de cálculo dos intervalos de confiança; fornecer as fórmulas de conversão para revisão da literatura; indicar como interpretar os TDE; e ainda mostrar que, apesar de frequentemente ser interpretável, o significado (efeito pequeno, médio ou grande para uma métrica arbitrária) pode ser impreciso, havendo necessidade de ser interpretado no contexto da área de investigação e de variáveis do mundo real.

Referência(s)