
EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENCONTRO DAS ABORDAGENS TEÓRICAS COM A PRÁTICA EDUCATIVA
2011; Volume: 26; Linguagem: Português
10.14295/remea.v26i0.3354
ISSN2318-4884
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoApesar do consenso de que o acontecimento ambiental e um dos temas mais discutidos na contemporaneidade, e de que a educacao ambiental sem duvida ocupa um lugar central nas pautas educacionais por todo o mundo, podemos afirmar que, na grande maioria dos casos, a realidade escolar ainda encontra-se muito distante dos ideais de uma educacao para a sustentabilidade, principalmente na educacao infantil. Nesse sentido, o objetivo desse artigo, resultado de pesquisa teorica, e destacar as importantes sinergias possiveis entre a educacao ambiental e a educacao infantil na contemporaneidade. Para tanto, o texto foi organizado em tres partes: a primeira traz um breve historico conceitual da educacao ambiental, buscando compreender a trajetoria dos conceitos contemporâneos; a segunda parte busca compreender a insercao da educacao ambiental na educacao infantil; ja nas consideracoes finais, serao abordados os possiveis alcances da sinergia entre a educacao infantil e a educacao ambiental, buscando um encontro das abordagens teoricas com a pratica educativa.
Referência(s)