Artigo Produção Nacional

EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENCONTRO DAS ABORDAGENS TEÓRICAS COM A PRÁTICA EDUCATIVA

2011; Volume: 26; Linguagem: Português

10.14295/remea.v26i0.3354

ISSN

2318-4884

Autores

Cae Rodrigues,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Apesar do consenso de que o acontecimento ambiental e um dos temas mais discutidos na contemporaneidade, e de que a educacao ambiental sem duvida ocupa um lugar central nas pautas educacionais por todo o mundo, podemos afirmar que, na grande maioria dos casos, a realidade escolar ainda encontra-se muito distante dos ideais de uma educacao para a sustentabilidade, principalmente na educacao infantil. Nesse sentido, o objetivo desse artigo, resultado de pesquisa teorica, e destacar as importantes sinergias possiveis entre a educacao ambiental e a educacao infantil na contemporaneidade. Para tanto, o texto foi organizado em tres partes: a primeira traz um breve historico conceitual da educacao ambiental, buscando compreender a trajetoria dos conceitos contemporâneos; a segunda parte busca compreender a insercao da educacao ambiental na educacao infantil; ja nas consideracoes finais, serao abordados os possiveis alcances da sinergia entre a educacao infantil e a educacao ambiental, buscando um encontro das abordagens teoricas com a pratica educativa.

Referência(s)