A escrita e as outras linguagens
2003; Linguagem: Português
Autores Tópico(s)
Linguistics and Discourse Analysis
ResumoO presente artigo tem como objetivo propor uma ampliacao da reflexao em torno do acesso a linguagem escrita. Nosso enfoque centra-se em criancas que se encontram no limiar da idade escolar e se baseia em algumas ideias centrais defendidas por psicologos pertencentes a Escola de Vigotski a respeito da escrita e da exploracao pedagogica do faz-deconta infantil. A partir delas e do ponto de vista da Linguistica, propomos entender o faz-de-conta infantil como uma dentre outras linguagens que devem ser exploradas quando se tem como meta a aquisicao da linguagem escrita. Simultaneamente, propomos que a escrita seja mais enfaticamente enfocada como uma linguagem, e nao como transcricao da lingua falada, ou, mesmo, como uma representacao de segundo grau, apenas. Nesse sentido, compreendemos, na linha da Teoria da Enunciacao de Antoine Culioli (1990), que o ser da linguagem abrange outras dimensoes, alem da representacao propriamente dita.
Referência(s)