Repensando a prática de alfabetização: as idéias de Emilia Ferreiro na sala de aula.

1985; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 52 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Telma Weisz,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Busco evidenciar, neste artigo - atraves da reflexao sobre fragmentos da minha pratica como professora de criancas em uma favela de Sao Paulo - as profundas transformacoes possiveis na acao pedagogica do alfabetizador a partir da psicogenese da alfabetizacao formulada por Emilia Ferreiro e colaboradores Emilia Ferreiro e Doutora em Psicologia pela Universidade de Genebra (Tese orientada por Jean Piaget). Argentina nascimento, e atualmente professora titular do Centro de Investigacao e Estudos Avancados do Instituto Politecnico Nacional no Mexico. As ideias expressas neste artigo nao se pretendem um guia, um manual, ou coisa que valha, para serem usadas por professores. Pelo contrario, se prpoem atrair a atencao dos educadores para a importância de cada professor construir para si mesmo uma compreensao do processo de alfabetizacao da crianca. Compreensao que, esta sim, lhe sirva de guia para criar e recriar permanentemente a sua pratica pedagogica.

Referência(s)