Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A construção do corpo feminino na mídia semanal

2010; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 6; Issue: 17 Linguagem: Português

10.18568/cmc.v6i17.164

ISSN

1983-7070

Autores

Ana Cláudia de Oliveira, Cíntia SanMarin Fernandes, Simone Bueno da Silva,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O corpo, tomado de forma objetiva e subjetiva, constitui lugar de construção e expressão das subjetividades. Nessa perspectiva, esse artigo propõe analisar a produção de sentido nas formas de presentificação do corpo feminino na mídia de informação semanal, tratando o universo de discurso midiático como lócus de interação social. Para isso, fundamenta-se nos estudos da semiótica discursiva, mais precisamente da sociossemiótica, tomando como objeto as capas, matérias e anúncios publicitários das principais representações do segmento no mercado editorial brasileiro– as revistas Veja, da editora Abril, Época, da editora Globo e Istoé, da editora Três –, veiculados no limiar do século XXI, no período compreendido entre 2000 e 2007.

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