
A construção do corpo feminino na mídia semanal
2010; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 6; Issue: 17 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v6i17.164
ISSN1983-7070
AutoresAna Cláudia de Oliveira, Cíntia SanMarin Fernandes, Simone Bueno da Silva,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO corpo, tomado de forma objetiva e subjetiva, constitui lugar de construção e expressão das subjetividades. Nessa perspectiva, esse artigo propõe analisar a produção de sentido nas formas de presentificação do corpo feminino na mídia de informação semanal, tratando o universo de discurso midiático como lócus de interação social. Para isso, fundamenta-se nos estudos da semiótica discursiva, mais precisamente da sociossemiótica, tomando como objeto as capas, matérias e anúncios publicitários das principais representações do segmento no mercado editorial brasileiro– as revistas Veja, da editora Abril, Época, da editora Globo e Istoé, da editora Três –, veiculados no limiar do século XXI, no período compreendido entre 2000 e 2007.
Referência(s)