Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Proposta de um Mapa Estratégico para uma Universidade Pública

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18405/recfin20150206

ISSN

2318-1001

Autores

Vinícius Abílio Martins,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A ferramenta de traducao da estrategia, medicao e avaliacao do desempenho organizacional chamado Balanced Scorecard (BSC) vem sendo estudada de forma crescente desde a sua publicacao em 1990. O formato inicialmente proposto e aplicado muito bem as empresas privadas. Porem, sua aplicacao em organizacoes nao pertencentes ao ramo privado nao foi contemplado nos estudos iniciais. Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposicao de um mapa estrategico na forma do Balanced Scorecard para a Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE), localizada na regiao Oeste daquele estado. Foram utilizados dados secundarios relacionados ao Plano de Desenvolvimento Institucional, dentre outros documentos relacionados com a estrategia da instituicao. Este estudo de caso se classifica como exploratorio e qualitativo. A UNIOESTE possui, alem da Reitoria, 5 campis localizados nas cidades de Cascavel, Toledo, Foz do Iguacu, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrao, alem do Hospital Universitario do Oeste do Parana (HUOP). Conta com corpo docente composto por 1.229 docentes e 1.267 agentes universitarios. Para o problema desta pesquisa, tem-se: e possivel a criacao de um Balanced Scorecard para uma Universidade Publica? Para o tratamento dos dados, utilizou-se a analise de conteudo, apoiado pelo software ATLAS.ti . Ao final do trabalho, propos-se um total de 5 perspectivas: Educacional, Financeira, Sociedade, Aprendizado e Crescimento e Processos Internos, distribuidos nestas perspectivas, 16 objetivos estrategicos e 30 indicadores estrategicos. A contribuicao deste artigo consiste em apresentar as especificidades nao abordadas no modelo tradicional, proposto por Kaplan e Norton, a uma instituicao que se apresenta nas caracteristicas de instituicao publica e voltada para o ensino superior.

Referência(s)