
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v5i2.9697
ISSN2175-5604
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
Resumo<div class="column"><p><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">Após introduzir a abordagem da relação entre educação e luta de classes na sociedade atual, este artigo trata do significado do conceito de violência evidenciando a condição atual de um mundo regido pela violência que encontra justificativa no fascismo, definido como metafísica da violência. Em seguida aborda o problema da erradicação da violência na práxis social nas perspectivas do personalismo cristão (metafísica da não-violência), do existencialismo (concepção subjetiva da violência) e do marxismo (concepção objetiva da violência e da não-violência). Com base nessas análises explicita, na conclusão, a relação entre luta de classes e educação escolar na perspectiva histórico-crítica.</span></p></div>
Referência(s)