Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO JURÍDICA E PODER: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE ROUSSEAU E RANCIÉRE

2015; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14210/rdp.v10n3.p1856-1886

ISSN

1980-7791

Autores

Igor Rocha Tusset, Larissa Borges Fortes,

Tópico(s)

Legal Education and Practice Innovations

Resumo

Historicamente, as faculdades de Direito são responsáveis pela formação de boa parte dos ocupantes dos poderes de Estado e exerceram grande influência na formação da sociedade brasileira. A educação jurídica é submetida, desde sua origem, à regulação pelo próprio Estado. Nos últimos anos ocorreram mudanças significativas nas estruturas dos cursos, todavia, muitas relações de sala de aula se apresentam como relações de poder. Demanda-se analisar, a partir da perspectiva da Educação, como esta pode contribuir para a emancipação intelectual dos estudantes, de forma a representar uma evolução na atuação destes enquanto futuros agentes de Estado, em uma prática cada vez mais aproximada do ideal democrático.

Referência(s)