Acesso e necessidades de informação de profissionais brasileiros: um estudo exploratório
2007; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-5344
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEsta pesquisa, realizada junto a cerca de cem profissionais, procurou identificar, dentre outros aspectos de seu comportamento informacional, a intensidade com que obtem acesso a informacoes provenientes dos ambientes externo e interno de suas organizacoes. Foram identificados os meios pelos quais essas informacoes sao obtidas. Os dados demonstram que as informacoes externas mais frequentemente obtidas por esses profissionais, em geral por intermedio de veiculos de comunicacao de massa, sao aquelas referentes a politica economica governamental, economia nacional e mercado financeiro. As informacoes internas mais intensamente acessadas sao normas e regulamentos internos e sobre planejamento estrategico. Sobre este ultimo topico, a amostra se dividiu em subgrupos com intensidade de acesso muito diversificada. As informacoes internas sao transmitidas principalmente por intermedio de documentos escritos, embora as reunioes programadas e contatos informais tambem sejam amplamente utilizados. Os profissionais demonstraram interesse em ter acesso a mais informacoes sobre novos produtos e novos processos, concorrencia, planejamento estrategico e recursos humanos. Foi apresentado um modelo conceitual que caracteriza quatro situacoes hipoteticas em termos do relacionamento entre intensidade de acesso e necessidade de informacao. Finaliza com algumas sugestoes para novos estudos.
Referência(s)