Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DA CARTILHA AO E-MAIL E À PEÇA PUBLICITÁRIA: OS PORTADORES DE TEXTO MARCANDO A INCLUSÃO/ EXCLUSÃO DO SUJEITO NA ESCRITA

2007; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1982-4017-07-02-07

ISSN

1982-4017

Autores

Soraya Maria Romano Pacífico, Lucília Maria Sousa Romão,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

Resumo Nesse artigo, visamos discutir como a prática pedagógica de alfabetização está distante das necessidades de leitura e escrita do sujeito, que vive em contato com textos escritos dos mais variados gêneros, que está submetido a um verdadeiro bombardeio de gêneros textuais e que é, o tempo todo, convidado a ler e compreender o que lê. Para isso, recorreremos aos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de ‘linha’ francesa e às teorias do letramento para compreender o modo como a sociedade da informação reclama a familiaridade com vários portadores de texto na mesma medida em que a escola não dá conta de preencher tal demanda, gerando, assim, um furo sobre o qual queremos especular.

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