
DA CARTILHA AO E-MAIL E À PEÇA PUBLICITÁRIA: OS PORTADORES DE TEXTO MARCANDO A INCLUSÃO/ EXCLUSÃO DO SUJEITO NA ESCRITA
2007; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1982-4017-07-02-07
ISSN1982-4017
AutoresSoraya Maria Romano Pacífico, Lucília Maria Sousa Romão,
Tópico(s)Digital Communication and Language
ResumoResumo Nesse artigo, visamos discutir como a prática pedagógica de alfabetização está distante das necessidades de leitura e escrita do sujeito, que vive em contato com textos escritos dos mais variados gêneros, que está submetido a um verdadeiro bombardeio de gêneros textuais e que é, o tempo todo, convidado a ler e compreender o que lê. Para isso, recorreremos aos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de ‘linha’ francesa e às teorias do letramento para compreender o modo como a sociedade da informação reclama a familiaridade com vários portadores de texto na mesma medida em que a escola não dá conta de preencher tal demanda, gerando, assim, um furo sobre o qual queremos especular.
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