Artigo Acesso aberto

Images, eroticism and cultures “on the road”: Perspectives on Brazil as a tourist destination

2009; Issue: 5/6 Linguagem: Português

10.4000/configuracoes.472

ISSN

2182-7419

Autores

Fernando Bessa Ribeiro, Octávio Sacramento,

Tópico(s)

Sex work and related issues

Resumo

O turismo é uma expressão paradigmática da tendência, aparentemente inesgotável, de mercantilização da natureza, da cultura e até mesmo da sexu­alidade, promovendo-as por via das tecnologias e das imagens a objectos com valor de uso e suscitando, desse modo, a disponibilidade para o respectivo con­sumo. Tal traduz-se na ampliação daquilo que pode ser consumido, como tam­bém na invenção de novos lugares turísticos. É considerando estes aspectos que o texto procura discutir o Brasil como destino turístico, convocando para isso alguns tópicos como hibridismo e sexualidade, dada a sua relevância no caso em análise. Trata-se de uma reflexão teórica despertada pelos diversos períodos de trabalho de campo realizado pelos autores a partir de 2005 na cidade de Natal, capital do Estado nordestino do Rio Grande do Norte.

Referência(s)
Altmetric
PlumX