Artigo Revisado por pares

Desempenho auditivo e comportamentos atípicos em crianças usuárias de implante coclear

2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2176-2724

Autores

Bruna Lins Porto, Débora Befi-Lopes, Maria Inês Couto, Carla Gentile Matas, Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Ana Cristina Hiromi Hoshino, María Valéria Schmidt Goffi-Gómez, Ricardo Ferreira Bento, Robinson Koji Tsuji,

Tópico(s)

Banana Cultivation and Research

Resumo

O diagnostico diferencial entre a perda auditiva e o autismo se da por meio dos testes audiologicos e da observacao clinica do comportamento geral da crianca. O comportamento da crianca pode ser avaliado por meio de escalas, como o Autism Behavior Checklist (ABC). O objetivo deste trabalho e analisar se comportamentos atipicos associados a perda auditiva podem interferir no desenvolvimento das habilidades auditivas pos-implante coclear. Este e um estudo hibrido (retro e prospectivo) e observacional. Foram incluidas criancas com perda auditiva neurossensorial bilateral congenita severa e profunda, usuarias de Implante Coclear (IC) multicanal e uso sistematico do IC, por pelo menos 3 meses. Foram excluidas as criancas que apresentaram insercao parcial ou inadequada dos eletrodos; alteracao nas impedâncias dos eletrodos; ma formacao da orelha interna e/ou nervo auditivo; transtorno do Espectro da Neuropatia Auditiva. Foram selecionadas 27 criancas. Obtivemos os limiares auditivos com Aparelho de Amplificacao Sonora Individual (AASI) pre-implante, o desempenho auditivo por meio do inventario IT-MAIS/MAIS no pre IC e pos IC e os limiares auditivos com IC. Prospectivamente, as maes responderam ao Inventario de Comportamentos Autisticos (ICA). Nao houve correlacao significativa entre o ICA, a evolucao dos limiares audiometricos e a evolucao do IT-MAIS/MAIS. Observou-se que os limiares audiometricos melhoraram consideravelmente pos IC na media do grupo avaliado. O mesmo ocorreu com o questionario IT-MAIS/MAIS. Por meio do questionario ICA, obtivemos a presenca de tres sujeitos com pontuacao considerada alterada. O desenvolvimento das habilidades auditivas pode ser esperado como resultado do IC em criancas com comportamentos gerais atipicos e surdez severa a profunda bilateral associada.

Referência(s)