
A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: INVESTIGAÇÃO AÇÃO PARA O DESENHO DE PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.12740
ISSN1982-8918
AutoresTeresa Lleixà Arribas, Miguel Ángel Torralba, Sérgio Roberto Abrahão,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoNo momento atual, de consolidação do currículo de competências, temos a oportunidade de repensar a avaliação. Com o objetivo de construir e validar procedimentos de avaliação de competências em Educação Física para a Educação Primária, uma equipe de professores universitários, juntamente com um grupo de professores de escola primária, utilizamos um método de investigação-ação. Ao longo deste artigo, apresentamos o processo desenvolvido que será confrontado com as características de uma boa avaliação de competências. Entre estas características destacamos: estabelecer situações problemáticas; permitir a integração e transferência de aprendizagem; aplicar a resposta em contextos diferentes.
Referência(s)