Quem são e como são eles? O caso dos adultos no ensino superior
2007; Coimbra University Press; Linguagem: Português
10.14195/1647-8614_41-3_3
ISSN1647-8614
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo apresenta uma reflexão sobre os adultos no ensino superior, a frequentar estudos de licenciatura, realizada a partir de uma revisão de várias investigações nacionais e internacionais. Dado o recente impulso de nova legislação e as numerosas mudanças que têm vindo a acontecer na nossa sociedade, os adultos começam a ser e serão cada vez mais, no futuro, um sector importante da população de estudantes do ensino superior. Neste sentido, tendo em vista caracterizar e conhecer melhor esta população, procuramos descrever os estudantes adultos, em termos demográficos, sociais e psicológicos, saber como aprendem e que resultados obtêm, em comparação com os jovens adultos, bem como dar conta das principais mudanças a introduzir no ensino superior para os acolher. Por fim, fazemos uma síntese dos aspectos mais significativos, em cada ponto abordado, e chamamos a atenção para o que, do nosso ponto de vista, precisa de continuar a ser investigado.
Referência(s)