Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio

2015; Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA); Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

1981-8203

Autores

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Francinalva Cordeiro de Sousa, Flaviana Alves Nobrega, Cícera Alves Agostinho de Sá, José Marcelo Cordeiro Possas,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

– O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influencia de estrategias na aprendizagem e no progresso da escrita e compreensao na producao textual realizada nas aulas de Lingua Portuguesa com o primeiro ano do ensino medio da Escola Estadual de Ensino Profissional Padre Joao Bosco de Lima em Mauriti no Ceara. O numero de alunos do primeiro ano de ensino medio na escola pesquisada foi 125. Foram analisados 250 textos utilizando dois generos textuais narrativos, sendo 125 relatos e 125 cronicas. Atraves desses generos foram feitas observacoes sobre a coesao e a coerencia no processo de escrita dos discentes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de carater qualitativo, onde os alunos participaram da pratica escrita a partir das narrativas realizadas em sala de aula. Na analise de dados, detectou-se inumeras dificuldades dos alunos no processo de escrita, ou seja, nao utilizam os conectores adequados para tornar o texto coeso e muitas vezes tambem mudam o foco da producao, deixando assim o texto sem coerencia. Percebeu-se que os discentes desconhecem alguns elementos da modalidade escrita. Delineiam-se como objetivos especificos: o despertar no aluno a importância da escrita como indispensavel para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social; desenvolver o gosto pela escrita atraves de generos textuais do cotidiano dos alunos; trabalhar de maneira estrategica, prazerosa e continua a escrita. O estudo dos generos textuais de maneira contextualizada com a vivencia dos adolescentes e um meio pedagogico que pode ser aplicado para o enriquecimento da escrita e tambem da leitura.

Referência(s)