The new public of the public sphere and the reconceptualization of consensus as topos of public communication
2015; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.10 nº17 Linguagem: Português
10.4000/cp.915
ISSN2183-2269
AutoresJoão Pissarra Esteves, Regina Célia Escudero,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoPara discutir o papel da comunicação pública como elemento de articulação dos públicos na esfera pública, recorre-se aqui à teoria filosófica da ética da discussão, constituída na base dos conteúdos morais gerados espontaneamente a partir da experiência comum de um mundo da vida, a nível das relações sociais quotidianas. O público assim entendido é o sujeito colectivo com capacidade de mobilização desta esfera pública, numa perspectiva inclusiva, democrática e aberta à participação de todos nos processos de comunicação. A construção de entendimentos comuns é o seu desiderato, de que o consenso é paradigma – pelas garantias de solidez (em termos racionais) que oferece. Importa, porém, não confundir consenso com mero assentimento – perante um qualquer sentido que se apresente como indiscutível ou irreversível. O propósito do presente artigo é esclarecer as condições desta dinâmica comunicacional: será ela ainda possível num mundo cada vez mais complexo e pluralista como o nosso, haverá aqui ainda lugar para uma sociedade civil verdadeiramente autónoma, activa e vibrante?
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