
O consumo consciente e a governamentalidade neoliberal
2012; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 14; Issue: 14 Linguagem: Português
ISSN
2447-6978
Autores Tópico(s)Development, Ethics, and Society
ResumoO artigo problematiza as atuais tentativas de reposicionar discursivamente o consumidor como um emergente sujeito politico, soberano em suas escolhas e responsavel pelas consequencias de seus atos de consumo. Para isso, campanhas publicitarias, publicacoes impressas e o endereco eletronico do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente sao tomados como objetos de investigacao. A analise e orientada pelo quadro teorico e metodologico dos estudos de governamentalidade e seu enfoque recai sobre a identificacao das praticas e posturas que a instituicao pretende disseminar atraves de seus discursos. A pesquisa questiona, assim, como o individuo – no papel de consumidor – e estimulado a adotar determinados padroes de conduta em sintonia com as racionalidades politicas vigentes: responsabilizando-se individualmente por questoes antes divididas coletivamente sob a tutela do estado.
Referência(s)