Celebridades ou Real Beleza? Investigando Influências da Propaganda no Consumo Feminino de Sabonetes
2012; MADE - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2237-5139
AutoresRafael Mendes Lübeck, Deborah Silveira Garrett, Fernando de Oliveira Santini,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo deste artigo foi analisar os fatores de influencia das propagandas de sabonetes na decisao de compra das mulheres de 25 a 30 anos, estudantes universitarias e pertencentes a classe C. Delineou-se uma pesquisa com o publico feminino envolvendo propagandas de produtos de beleza de duas marcas brasileiras e como essas tem influenciado em suas escolhas no momento do consumo destes produtos. Utilizaram-se campanhas “Real Beleza” da marca Dove e “Celebridades” da marca Lux, que trabalhavam com conceitos diferentes, em tres focus groups na cidade de Porto Alegre. Para facilitar a analise buscou-se encontrar os fatores de influencia na decisao de compra a partir dos fatores sensoriais, psicologicos e sociais e adesao ao produto. As consideracoes do estudo sao que a forca da identificacao com icones (celebridades), a idealizacao da beleza, a necessidade de status social, a experiencia de consumo e o sentimento de pertencimento social sao os fatores mais importantes a serem considerados na influencia da decisao de compra de sabonetes.
Referência(s)