Artigo Revisado por pares

Celebridades ou Real Beleza? Investigando Influências da Propaganda no Consumo Feminino de Sabonetes

2012; MADE - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2237-5139

Autores

Rafael Mendes Lübeck, Deborah Silveira Garrett, Fernando de Oliveira Santini,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar os fatores de influencia das propagandas de sabonetes na decisao de compra das mulheres de 25 a 30 anos, estudantes universitarias e pertencentes a classe C. Delineou-se uma pesquisa com o publico feminino envolvendo propagandas de produtos de beleza de duas marcas brasileiras e como essas tem influenciado em suas escolhas no momento do consumo destes produtos. Utilizaram-se campanhas “Real Beleza” da marca Dove e “Celebridades” da marca Lux, que trabalhavam com conceitos diferentes, em tres focus groups na cidade de Porto Alegre. Para facilitar a analise buscou-se encontrar os fatores de influencia na decisao de compra a partir dos fatores sensoriais, psicologicos e sociais e adesao ao produto. As consideracoes do estudo sao que a forca da identificacao com icones (celebridades), a idealizacao da beleza, a necessidade de status social, a experiencia de consumo e o sentimento de pertencimento social sao os fatores mais importantes a serem considerados na influencia da decisao de compra de sabonetes.

Referência(s)