A obra de Pierre Bourdieu em teses e dissertações da pós-graduação brasileira: um mapeamento
2012; Núcleo de Editoração da PUC Campinas; Issue: 23 Linguagem: Português
ISSN
2318-0870
AutoresAdriane Knoblauch, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO estudo apresenta resultado de pesquisa realizada no Banco de Teses da Capes, com o objetivo de mapear a utilizacao da teoria de Pierre Bourdieu na producao de teses e dissertacoes nos programas de pos-graduacao no Brasil, que se referem as pesquisas sobre educacao, no periodo de 1987 a 2004. A fonte de informacoes se constitui de um conjunto de 177 resumos obtidos a partir dos seguintes descritores: “Bourdieu and educacao”; “Bourdieu and escola”; “Bourdieu and professor”. Buscamos identificar tendencias no que se refere as Instituicoes e Programas /Linhas de pesquisa; Graus e Anos de defesa; Orientadores; Temas; Tecnica de coleta de dados e Tipos de pesquisa; Referencial teorico e Conceitos. Observamos que a tendencia e de aumento dessa producao, com uma utilizacao cada vez mais acentuada da teoria de Pierre Bourdieu em pesquisas sobre educacao, com dispersao de instituicoes e orientadores. Palavras-chave : Bourdieu. Producao Discente. Campo Academico.
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