Artigo Revisado por pares

MERCADO CONSUMIDOR DE CARNE SUÍNA E SEUS DERIVADOS EM RIO LARGO-AL

2012; University of Veterinary and Pharmaceutical Sciences, Brno; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21708/avb.2012.6.3.2968

ISSN

1801-7576

Autores

Elton Lima Santos,

Tópico(s)

Food Safety and Hygiene

Resumo

Persistem, na opiniao publica, mitos sobre a carne suina que duram por geracoes. Tendo em vista a necessidade de quebrar alguns preconceitos com relacao a carne suina objetivou-se com este estudo analisar o perfil de mercado da carne suina e seus derivados no municipio de Rio Largo, AL. Foram coletados informacoes entre os meses de junho e julho de 2011, onde foram abordados aleatoriamente 218 consumidores nos bairros: Mutirao, Aeroporto, Mata do Rolo e Centro da cidade para coleta dos dados, atraves de questionarios com perguntas diretas. Com a finalidade de garantir a representacao da amostra, fez-se um planejamento de controle da aplicacao dos questionarios, no intuito de se ter uma distribuicao heterogenea da populacao quanto aos parâmetros de estrato social, sexo e idade. Os dados coletados foram processados, utilizando-se o programa Microsoft Excel®, onde se realizou uma avaliacao descritiva dos resultados. Dentre os entrevistados, 61,93% consomem a carne suina e 38,07% nao. Entre os nao-consumidores, 38,55% por questoes de saude, 31,33% nao aprecia o sabor, 14,46 por repulsa, 6,02% acham-na carregada (faz mal), 3,61% nao aprecia a textura, 3,61% por questoes religiosas e 2,41% acham-na gordurosa. De forma geral, recomenda-se a realizacao de campanhas de marketing e publicizacao para a melhor informacao dos beneficios da carne suina e seus derivados, como forma de tentar minimizar os preconceitos em relacao a esta carne, divulgando receitas culinarias, valores nutricionais e a sua importância para a saude humana.

Referência(s)
Altmetric
PlumX