
O QUE SE PODE APRENDER EM UMA SALA ESCURA? RELATOS E NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E CINEMA
2013; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2013v8n1p111-128
ISSN1809-0354
AutoresAllyson Carvalho de Araújo, Antônio Pádua dos Santos, Maria Aparecida Dias,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO texto parte de uma percepcao ampliada dos espacos educacionais e discute possibilidades de proporcionar momentos pedagogicos distintos do curriculo formal para a ampliacao da formacao. O escrito trata-se de um relato de experiencia que teve sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a partir do projeto de extensao intitulado “Linguagem Cinematografica: Os Multiplos Olhares Sobre O Corpo”. Objetiva-se neste espaco relatar e discutir as possibilidades de exploracao do cinema como desencadeador de processos formativos distintos dos ja explorados no curriculo formal. O texto aproxima-se da postura teorico-metodologica fenomenologica e tem carater descritivo a partir da experiencia pedagogica em apenas um dos momentos do projeto anteriormente citado. O grupo que participou do momento relatado consta de alunos do curso de Educacao Fisica da UFRN que aderiram por interesses proprios a experiencia do cinema como espaco de formacao. Ao refletir sobre a experiencia consideramos os momentos de apreciacao como espacos intrigantes de formacao. Percebemos alunos que recorrem as experiencias do projeto para elaborar atividades que compoe o curriculo de formacao em educacao fisica e mais que isso, observamos que as demandas que elaborara a formacao dos discentes foram da ordem da experiencia e do vivido.
Referência(s)