Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A presença de estudantes: o encontro de museus e escola no Brasil a partir da década de 50 do século XX

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 27; Issue: 46 Linguagem: Português

10.1590/s0104-87752011000200010

ISSN

1982-4343

Autores

Paulo Knauss,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O texto tem como foco a história da museologia no Brasil, colocando em questão as relações entre museus e educação nos anos de 1950. Nesse sentido, procura demonstrar como a questão da relação entre museus e educação contribuiu para renovar o conceito de museus e o perfil dos profissionais de museus no Brasil. A produção intelectual é a fonte principal de pesquisa, especialmente livros e artigos em revistas publicados na época. A pesquisa ressalta a importância da organização do Conselho Internacional de Museus no Brasil, culminando com o seminário que aconteceu no Rio de Janeiro em 1958, acompanhado pelas notícias na imprensa diária. Ao final, o trabalho procura caracterizar como o debate sobre museus e educação se renovou na década de 1980 com os conceitos de museu integral e educação patrimonial.

Referência(s)