Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O contexto profissional do indexador no ensino de indexação

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 30 Linguagem: Português

10.5007/1518-2924.2010v15n30p91

ISSN

1518-2924

Autores

Mariângela Spotti Lopes Fujita,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Propõe-se a investigação de metodologias de ensino com abordagem sociocognitiva para apresentação de estratégias de ensino que simulem a vivência de contextos profissionais propícias à elaboração das tarefas de análise de assunto para indexação de documentos. Na perspectiva do contato de indexadores aprendizes com um contexto profissional real, foram aplicadas as propostas do Portfolio de Fourie (2002) e o princípio de contextualização social da ciência da informação de Hjørland (2002) junto à disciplina “Indexação” do Curso de Biblioteconomia da UNESP de Marília. Os resultados obtidos desta pesquisa sobre investigação de estratégias de ensino em leitura documentária demonstram que os conhecimentos teóricos e metodológicos, em perspectiva sociocognitiva, proporcionam a visão de um contexto profissional no qual o indexador aprendiz tem consciência de suas estratégias de leitura documentária e conseguem desenvolver seu conhecimento prévio profissional de modo a realizar a tarefa de indexação compatível com a demanda informacional de usuários.

Referência(s)