A interatividade: do melodrama á narrativa audiovisual sob demanda
2014; Universidad de Los Hemisferios; Issue: 89 Linguagem: Português
ISSN
1605-4806
AutoresLetícia Passos Affini, Luís Enrique Cazani Júnior,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoCompreende-se repeticao como uma propriedade dos produtos culturais, que se origina da necessidade de minimizar a dispersao da audiencia durante a fruicao. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho mensura o indice de iteracao manifestado nos roteiros das seguintes ficcoes seriadas: Duas Caras, A Grande Familia e House of Cards. Como metodo, estabeleceu-se a analise de cena proposta por Mckee (2008), questionou-se o analfabetismo do publico e resgataram-se as formas assumidas pela repeticao no melodrama, no romance-folhetim e na dramaturgia: apartes, monologos, confidencias e cenas planas. A proposta foi aplicada em dois roteiros de cada uma das producoes citadas. Considerando-se os dados levantados, conclui-se que ha uma diminuicao da repeticao em produtos ofertados sob demanda, gracas a possibilidade de manuseio do fluxo e a atencao dedicada do receptor.
Referência(s)