
Liderança X Ética: Como Gestores de uma Indústria Avaliam Questões Éticas?
2010; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18391/qualitas.v9i3.767
ISSN1677-4280
AutoresCarlos Eduardo Cavalcante, Ronaldo Lacerda de Melo, Manoel Veras de Sousa Neto,
Tópico(s)Information Systems Theories and Implementation
ResumoEste estudo buscou conhecer como gestores reagem diante de diferentes cenarios com questoes eticas relacionados a tecnologia da informacao. As principais referencias teoricas usadas foram Haines e Leonard (2007), Rest (1986), Leonard e Cronan (2001), Kreie e Cronan (1998) e Mason (1996). Classifica-se como descritivo, quantitativo e levantamento (RICHARDSON, 1999). O instrumento de coleta de dados foi baseado em Haines e Leonard (2007), Rest (1986), Leonard e Cronan (2001) e Mason (1996) onde sao apresentados cinco situacoes onde os gestores tem que demonstrar sua intencao em comportar-se eticamente/aeticamente. A amostra foi composta por gestores de uma industria textil de uma capital do nordeste. Os dados foram analisados a partir de estatistica descritiva, usando a media, desvio-padrao, moda e a porcentagem. Os resultados demonstraram que a amostra quando avaliou os cenarios que tinham como mote a “propriedade” classificaram com antieticos o comportamento de ficar com algo que nao lhe pertence. Quando avaliou o cenario ligado a “acuracia” tambem entendeu que a atitude do personagem do cenario foi irresponsavel. E finalmente quando analisou a “privacidade” tambem avaliou o comportamento funcionario, ator do cenario, como amoral.
Referência(s)