Artigo Acesso aberto

"Em casa de ferreiro, espeto de pau”: o ensino de Análise Experimental do Comportamento

2004; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31505/rbtcc.v6i1.67

ISSN

1982-3541

Autores

Márcio Borges Moreira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Professores que ensinam como ensinar (por exemplo, professores de Análise Experimental do Comportamento - AEC) deveriam ser os mais efetivos profissionais no campo da educação. Isto não parece ser verdadeiro. Para que isto se torne uma realidade, o Ensino deve ser visto de uma forma científica. Devemos buscar práticas de ensino que permitam a todos os professores ensinar bem e a todo aluno aprender tão eficientemente quantos seus repertórios permitirem. A AEC, disciplina que se dedica grandemente à compreensão e ensino de processos de aprendizagem, deve ser ensinada em concordância com seus pressupostos e teorias. Desde 1964, contamos com uma metodologia de ensino que reflete, na prática, essas teorias: o PSI (Personalized System of Instruction). O presente trabalho discute o PSI, visando chamar a atenção dos analistas do comportamento para esta eficiente metodologia de ensino, condizente com os princípios analíticocomportamentais que ensinamos.

Referência(s)