Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 38 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40602010000300005

ISSN

1984-0411

Autores

Maria José dos Santos, María Regina Maluf,

Tópico(s)

Phonetics and Phonology Research

Resumo

A consciência fonológica, entendida como habilidade de reflexão e manipulação dos sons da fala, está relacionada ao êxito na aquisição da linguagem escrita. Esta pesquisa teve como objetivos avaliar a eficácia de um programa de intervenção para desenvolver habilidades metafonológicas e facilitar a aprendizagem da escrita em crianças falantes do português do Brasil. Participaram 90 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam classes de alfabetização. Foi utilizado delineamento quase experimental em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste, com aplicação de provas às crianças. Os resultados mostraram que as habilidades metafonológicas têm papel facilitador no início do processo de aquisição da linguagem escrita e podem ser desenvolvidas por meio de programas de intervenção em diferentes condições de aplicação.

Referência(s)